Falando de Moda: Idade Moderna

By Marcella Borges - 08:00

                Oi galera tudo bem com vocês? Bom, pra quem curte moda já parou pra pensar um pouco em que época as pessoas, ou a sociedade começou a ousar nos figurinos?



                Lá no século XVI os figurinos da época começaram a ter uma bela mudança, começaram a usar muitas golas, muitos espartilhos nas mulheres, meias calças, becas para os homens, vestidos bem acinturados. A moda teve tanta mudança em meados desse século que dividiu-se em partes como Renascimento, Barroco e Rococó, SIM! As mesmas classificações da literatura da época. Como já disse no começo desse tema em Falando de moda: Como surgiu? , a moda está relacionada à comportamentos e marcos históricos da humanidade.

               O Renascimento teve início na França e foi se estendendo por toda a Europa, essa fase consiste em deixar o gótico e ter uma linha mais sofisticada, embora os trajes fossem bem extravagantes se comparar os dias de hoje. Os homens usavam roupas mais extravagantes que as das mulheres, um traje bem marcante foi o GIBÃO (colete apertado no peito e acolchoado), o traje possuía chapéus, meias coloridas e de preferencia uma perna de cada cor (parem de implicar quando eu faço isso, já foi muito moda! kkkk 😂 ). As mulheres usavam vestidos mais simples, acinturados quando mais apertado na cintura melhor, com gola bem exagerada, chamada RUFFO que também era em comum nos homens,
             


                 Na época do Barroco podemos de dizer que foi a época de começar a "ostentação", era muita riqueza para se mostrar. A gola Ruffo passou a ser mais chamativa e exagerada, passando então a se
chamar CABEÇÃO. Os trajes masculinos ficaram mais simples, mais sofisticados, apenas acrescentando as perucas compridas de cachos. As mulheres por sua vez usavam artigos mais luxuosos como cinto de ouro, corpetes luxuosos. Nessa época do Barroco as mulheres começaram a usar decotes, mostrando um pouco do colo, saias por cima de saias.



Pra mim, a melhor fase dessa época foi o Rococó, por ser uma época onde se tinha grandes inspirações pra arte, para os teatros e festas. Os trajes dessa época eram aveludados, com muita seda, as cores em tons pastéis, o que eu diria que são bem sofisticados. Os trajes masculino deixam de ter toda aquela extravagância, passam a ser mais simples, com coletes, sobretudos, meias brancas e sapatos com salto. Já os trajes femininos continuam nas extravagância no sentido de tamanho de saia, quanto mais rodada e mais armada mais bonito era. Os vestidos tinham um decote, muitos bordados, não podia faltar os corpetes. É bem nessa época que os corpetes começam a ter o formato dos dias atuais, as mulheres usavam eles mais quadrado e com rendas. Rendas estavam super em alta nessa fase, tudo tinha bordado e renda.


E esse foi mais um dos pequenos trechos da história da moda.

Marcella Borges www.Maynababy.com Gifs Animados

* Imagens por:
http://3.bp.blogspot.com/-QFCf0kaxMzg/ThjLCXvc5NI/AAAAAAAAAhg/PUQhrRmteSE/s1600/Idade+moderna+%25283%2529.JPG
http://evolucaodamoda.weebly.com // https://giovanagarcia.files.wordpress.com // http://estantedasala.com

* As informações desse texto foram retiradas do Wikipédia e do curso online Prime Cursos.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários